Arquivo
Governo anuncia medidas excecionais e temporárias para hortofruticultura
Foi publicada a Portaria nº203/2022 que estabelece medidas excecionais e temporárias aplicáveis aos programas operacionais no setor das frutas e produtos hortícolas, e respetiva assistência financeira, em execução no ano de 2022
Apicultores nacionais rejeitam fraudes no mercado espanhol do mel
FNAP repudia o titulo saído no jornal Público em 31 de Julho: “Portugal suspeito de estar a manipular mel chinês para o vender como sendo espanhol” e, através de comunicado de imprensa, acusa os operadores espanhóis de fraude.
CONFERÊNCIA - Ferramentas para Práticas de Gestão Integrada de Pragas dos Agricultores
A conferência final do Projecto-piloto: Desenvolvimento de uma Caixa de Ferramentas para Práticas de Gestão Integrada de Pragas dos Agricultores de toda a União Europeia terá lugar online a 15 de Setembro de 2022, 9.00-16.00 (mais uma hora que em Portugal) e será realizado em inglês. O registo pode ser efectuado através do formulário online até 31 de Julho de 2022.
LINGUA AZUL com novas áreas de vacinação obrigatória
Em resultado dos programas de vigilância em curso a área de vacinação obrigatória para o serotipo 4 passa a abranger toda a região do Alentejo, os distritos de Santarém, Setúbal, Castelo Branco e os concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua, Nelas, Gouveia e Seia.
Incêndios: Onda de Solidariedade do Setor Agrícola
No âmbito da campanha de solidariedade iniciada pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) para ajudar os produtores que foram vítimas dos grandes incêndios de Murça, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, já começaram a chegar ao terreno as primeiras doações de alimento para os animais. Decorreu em Vila Real a primeira entrega de palha e feno, doados por agricultores de outros pontos do País.
Ambiente e Agricultura apresentam mais recentes medidas decididas para mitigar os efeitos da seca
Após a 10.ª reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, estão disponíveis as novas medidas de mitigação dos efeitos da seca hidrológica em Portugal, considerada pelos governantes como “a mais grave deste século”.
Portugal em situação de alerta até quinta-feira, mas colheitas são entre as 7h e as 11h
Ministro Administração Interna prolongou ontem a situação de alerta, mas adiantou uma hora ao horário de excepção para colheitas de cereais que passa a ser autorizado entre as 07:00 e as 11:00 e as 18:00 e as 23horas.