Todas as notícias sobre Agricultura e Floresta
INCÊNDIOS - Nova Situação de Alerta entre 21 e 23 de Agosto
Com as previsões meteorológicas a apontarem para um significativo agravamento do risco de incêndio rural, o Governo voltou a ativar a Situação de Alerta para o período compreendido entre as 00h00 horas do dia 21 de Agosto e as 23h59 horas do dia 23 de Agosto.
Esta é a segunda pior campanha de cereais de inverno dos últimos 105 anos
INE apresentou as previsões agrícolas referentes a 31 de Julho, as quais apontam para uma campanha cerealífera fortemente marcada pela seca severa a extrema que acompanhou grande parte do ciclo vegetativo dos cereais de inverno.
LÍNGUA AZUL - Fornes de Algodres e Arganil com vacinação obrigatória
Nos últimos dias têm sido confirmados novos focos de Febre Catarral Ovina, também chamada Língua Azul, aumentando as áreas de vacinação obrigatória aos concelhos de Fornes de Algodres e Arganil, nos distritos da Guarda e Coimbra, conforme Editais nºs 61 e 62 da DGAV.
LINGUA AZUL com novas áreas de vacinação obrigatória
Em resultado dos programas de vigilância em curso a área de vacinação obrigatória para o serotipo 4 passa a abranger toda a região do Alentejo, os distritos de Santarém, Setúbal, Castelo Branco e os concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua, Nelas, Gouveia e Seia.
Ministério anuncia apoio excecional para algumas atividades pecuárias
A Portaria nº 180/2022, publicada no Diário da República nº 135/2022 (1ªSérie, 14/07/22) estabelece o regime de aplicação da medida excecional e temporária que visa apoiar o sector agrícola, num montante total de 24,3 milhões de euros.
PDR – 8º Anúncio para candidaturas à Prevenção da Floresta contra Agentes Bióticos e Abióticos
Tem hoje início o período para apresentação de candidaturas no âmbito da Operação 8.1.3 - Prevenção da Floresta contra Agentes Bióticos e Abióticos | TERRITÓRIOS VULNERÁVEIS (8º Anúncio). Prazo termina a 15 de Setembro.
INCÊNDIOS - Situação de alerta até 15 de Julho
Previsão do IPMA relativa ao risco de incêndio rural para os próximos dias, com grande parte do território continental nos níveis Elevado, Muito Elevado e Máximo, leva Governo a declarar situação de alerta entre as 00h00 de 8 de Julho de 2022 e as 23h59 de 15 de Julho de 2022.
Temperaturas elevadas alertam para restrições associadas ao risco de incêndios
O IPMA prevê para os próximos dias de Julho, temperaturas acima dos valores normais, em todo o território, pelo que o sector deve estar atento às proibições associadas ao índice de perigo “muito elevado” ou “máximo”.