Na sequência do relatório final do Diálogo Estratégico sobre o Futuro da Agricultura, a Comissão Europeia cria Conselho Europeu da Agricultura e da Alimentação, presidido pelo comissário da Agricultura, Christophe Hansen.

O Conselho tem como objetivo sustentar uma nova cultura de diálogo, confiança e participação multilateral, entre os intervenientes da cadeia de abastecimento alimentar e da sociedade civil.

“A agricultura está no centro do futuro da nossa Europa” referiu Ursula von der Leyen, e acrescentou: “O Conselho Europeu do Agroalimentar deverá abordar toda a complexidade da cadeia de valor agroalimentar, apoiando os nossos agricultores e impulsionando um sistema agroalimentar mais resiliente, competitivo e sustentável”.

A Comissão Europeia indica que espera que o órgão consultivo preste “aconselhamento de alto nível à Comissão sobre o seguimento do relatório do Diálogo Estratégico sobre o futuro da agricultura da UE e contribua para o trabalho sobre a Visão para a agricultura e a alimentação, a ser apresentada no âmbito primeiros 100 dias do mandato.”

O Conselho é constituído para um período de mandato de cinco anos e deverá reunir, em princípio, entre duas a seis vezes por ano. O presidente do Conselho poderá convocar reuniões quando for necessário aconselhamento urgente.

O Conselho será constituído por um máximo de 30 organizações-membro que representem três categorias de partes interessadas: a comunidade agrícola, outros intervenientes na cadeia de abastecimento alimentar e a sociedade civil, incluindo em domínios como o ambiente e o clima, o bem-estar dos animais ou questões de consumo.

Entre as três categorias deve existir uma representação equilibrada sendo que as organizações que se candidatem à adesão devem demonstrar as mais amplas competências e conhecimentos especializados em domínios relevantes para a agricultura e a alimentação a nível da União e demonstrar a mais ampla representatividade geográfica em todos os Estados-Membros. Os membros deverão também ser registados no Registo de Transparência.

O prazo para apresentação de candidaturas ao Conselho termina a 8 de janeiro de 2025. Segue-se a avaliação das candidaturas pela Comissão Europeia, para que seja finalizada a adesão do Conselho no início de 2025. A primeira reunião do Conselho será convocada imediatamente a seguir.


Fonte: TV Europa, 08/12/2024