O apoio financeiro concedido pelo COI - Conselho Oleícola Internacional aos programas de promoção anuais, admite candidaturas até ao final do mês de Agosto. Esta subvenção destina-se a apoiar programas anuais nos países membros do COI que promovam o consumo local de azeite e azeitonas de mesa, e tem como objetivos fomentar a cultura de mercado nos países membros do COI que pretendam divulgar a qualidade dos seus produtos e incentivar cooperação entre os seus países membros.

O Conselho Oleícola Internacional (International Olive Council) é a única organização intergovernamental do mundo dedicada ao azeite e à azeitona de mesa.  Criado em Espanha em 1959 sob os auspícios das Nações Unidas, detém uma posição única como fórum mundial especializado em matéria de interesse para a indústria da azeitona, seja na contribuição para o desenvolvimento sustentável e responsável do cultivo de azeitonas, seja enquanto promotor de propostas políticas para enfrentar os desafios do sector.

O COI integra quase meia centena de membros, nomeadamente os Estados da União Europeia, sendo membros fundadores a Bélgica, Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal e Reino Unido. Vinte países de todas as partes do globo estão também presentes na estrutura do COI: Albânia, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Azerbaijão, Bósnia e Herzegovina, Egipto, Geórgia, Irão, Israel, Jordânia, Líbano, Líbia, Montenegro, Marrocos, Palestina, Tunísia, Turquia, Uruguai e Uzbequistão.


Informações e documentação relativas à submissão da candidatura encontram-se disponíveis através do link: https://www.internationaloliveoil.org/contracts/2024-call-for-proposals-for-the-awarding-of-grants-for-annual-promotional-programmes-in-ioc-member-countries/


Fonte: Conselho Oleícola Internacional (COI)