O restaurante do novo Edifício da Assembleia da República foi o local escolhido pela ANP para levar e efeito esta celebração inovadora, que se realizou no dia 5 de dezembro.
O evento celebrou a excelência deste fruto, “símbolo da nossa agricultura e da qualidade dos produtos nacionais, reconhecida tanto em Portugal quanto nos mercados internacionais” como referiu Filipe Ribeiro, presidente da ANP.
Para promover e sensibilizar o palato dos políticos para a importância deste produto único, reconhecido e certificado com Denominação de Origem Protegida (DOP) desde 2003, os produtores convidaram os parlamentares a desfrutar de um original Menu de Degustação.
O Agrupamento de Escolas Fernão Pó, responsável pelo serviço e confeção das refeições, colocou uma dedicação e profissionalismo que foram determinantes para o sucesso do evento, onde foram serviços os seguintes pratos: Sopa de Pera e Abóbora, Bacalhau com Pera, Bolo do Caco com Rosbife e Maionese de Pera, Escabeche de Coelho com Pera, Croquete de Coli com Pera, Empadas de Legumes com Pera, Mousse de Pera, Pera em Semifrio e Cocktails de Pera.
A iniciativa foi uma grande oportunidade para destacar o trabalho dos produtores e reforçar o papel da Pera Rocha, não só como emblema da economia e cultura nacionais, mas também como um ingrediente culinário versátil e inovador.
A Pera Rocha do Oeste DOP é produzida e embalada em vinte e nove municípios da região Oeste (designação para a região mais ocidental de Portugal), e esta denominação atribuída pela União Europeia garante que todas as fases do processo de produção, tratamento e preparação tenham lugar numa região especificamente designada.
FOTOS: https://www.galeria.lwy.pt/gallery/anp
Fonte: ANP – Associação nacional de Pera Rocha do Oeste