Dada a situação epidemiológica em Portugal resultante da circulação do vírus da Febre Catarral Ovina/Língua Azul serotipo 3, este documento técnico destina-se a dar apoio aos médicos veterinários, proprietários ou detentores de bovinos/ovinos, distribuidores por grosso de medicamentos veterinários e técnicos executores dos planos de controlo oficiais, quanto às regras para a notificação de utilização, aquisição, posse, utilização e registo destes medicamentos veterinários.

Assim, a DGAV confirma a autorização temporária para uso de três vacinas: Bultavo 3, Bluevac 3, SyvazulBTV 3 (as duas últimas ainda não disponíveis no mercado nacional).  

Face ao estado de emergência sanitária declarado, não será necessária a notificação prévia à DGAV da vacina, uma vez que a PEMV (Prescrição Eletrónica Médico-Veterinária) permite o reporte do número de vacinas/embalagens destinado a cada exploração e que é obrigatório o registo da vacinação por animal no sistema PISA.net.

MAIS INFORMAÇÃO em: https://www.dgav.pt/destaques/noticias/esclarecimento-tecnico-12-dgav-2024-vacinacao-voluntaria-contra-o-virus-da-febre-catarral-ovina/


Fonte: DGAV, 04/11/2024